top of page
WhatsApp Image 2020-06-19 at 14.02.23.jp

COVID-19

Impactos e desafios

na Saúde Ambiental

Simpósio on line

27 a 31 Jul. 2020
on line e gratuito

Simpósio on line

CICLO DE PALESTRAS

3bwZOa3YrixPRZ.png

Frente a Pandemia do Covid-19 e os múltiplos desafios impostos por esta, este Simpósio on line abre espaço para discutir, contextualizar e promover um debate dinâmico sobre os obstáculos e oportunidades que este momento histórico permite. Cabe ressaltar que a temática abordada está diretamente relacionada à proposta do interdisciplinar do Mestrado Profissional em Saúde Ambiental, que engloba as relações ambiente-saúde, na saúde humana e animal e no ecossistema, visando contribuir para a redução de situações de vulnerabilidade socioambiental e de iniquidades em saúde.

Todos os eventos acontecerão por via remota, dentro da Plataforma Blackborad, respeitando e incentivando o isolamento social contra o COVID-19.

Não há eventos futuros no momento
Palestrantes
Papéis em branco

Os Palestrantes

05 DIAS DE PALESTRAS ON LINE

27/07

Projetos Inovadores e Empreendedorismo

prof.Paulo.jpg

Paulo M. Tavares Ribeiro

MODERADOR

Doutor em Engenharia de Produção com ênfase em Gestão de Sistemas Agroindustriais pelo Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos, Mestre em Zootecnia formado pela Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo, graduado em Gestão Financeira pela FMU e em Zootecnia pela Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo.

Professor universitário nos mestrados profissionais de Administração de Empresas, governança corporativa e Saúde e Bem estar animal das Faculdades Metropolitanas Unidas, em cursos de pós graduação latto sensu e graduação nas áreas de administração de empresas, medicina veterinária e zootecnia. Trabalhou como Consultor do SEBRAE/SP, tendo atuado como Gerente Estadual de Atendimento Setorial, Gerentes das Regiões Metropolitanas de São Paulo, Gerente Estadual de Monitoramento e apoio a Projetos e das Regionais de Guaratinguetá, Botucatu, São Carlos, Araraquara, Grande ABC e Capital Centro. Também foi consultor na área de agronegócios sendo responsável pela criação e implantação de metodologias de intervenção, extensão e treinamento para produtores rurais. Forte atuação em Empreendedorismo, Agronegócios, gestão de projetos e Desenvolvimento Local. Atualmente é diretor da ADE SAMPA - Agência São Paulo de Desenvolvimento responsável por projetos de inovação, startups e desenvolvimento local.

André Lazcano da Luz

PALESTRANTE

Formado em engenharia de produção pela UDESC, MBA em gestão empresarial pela FIAP e mestrando em engenharia e gestão da inovação pela UFABC. Natural de SC, atua desde 2014 em prol dos pequenos empresários no estado de SP pelo Sebrae SP. Em sua trajetória, atuou na gestão de projetos e se especializou em processos de inovação para os pequenos negócios. Desde 2015 atua na gestão do Projeto Agente Local de Inovação, um dos projetos mais longevos do sistema Sebrae, e tem como objetivo melhorar os resultados dos empreendedores por meio da inovação.

André.jpg
LEMAESTRO.jpeg

Lemaestro

PALESTRANTE

Co-fundador da Gerando Falcões - organização social que atua dentro de uma estratégia de rede, em periferias e favelas para levar esporte, cultura, educação e qualificação profissional -, diretor da Falcons University e  idealizador do projeto Mc's pela educação.

Jefferson Luiz Ramos Melo

PALESTRANTE

Engenheiro de Controle e Automação pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2008) e MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, com ênfase em tecnologias da informação. É especialista em Indústria 4.0 e transformação digital com experiência no desenvolvimento de sistemas de controle de produção, sistemas de informação customizados para controle de processos, produzindo especificações funcionais, técnicas, testes de sistemas, codificação, além de utilizar tecnologias de informação tais como: BPM, SOA, BPEL e CRM.

Jefferson Certi.png

Atualmente, é Gerente de Projetos e Coordenador da área de Sistemas Fabris Inteligentes do Centro de Produção Cooperada (CPC) na Fundação Certi, onde atua desenvolvendo projetos na área de transformação digital, Indústria 4.0, automação de processos, tecnologias de informação para indústrias, sistemas supervisórios, Fábrica Visual, Sistemas de Visão e simulação de processos.

Papéis em branco

Andrea R. Bueno Ribeiro

MEDIADORA

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade de São Paulo l, Mestrado em Animal Science pela University of Nebraska, Doutorado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Pós-doutorado pela Embrapa Pecuária Sudeste (2009). Pesquisadora na área de Zootecnia, com ênfase em Comportamento animal, bem-estar animal, Adaptação e Tolerância ao calor. Professora do Curso de Medicina Veterinária da UNIP e UNISA.

D2_profa Andreia.jpg
D2_profa Charli.jpg

Charli Ludtke

PALESTRANTE

Médica veterinária com Mestrado em Ciências dos Alimentos (Universidade Federal de Pelotas), Doutorado de medicina veterinária em Inspeção de Produtos de Origem Animal (UNESP-Botucatu São Paulo) e Diretora Técnica da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS).

28/07

Biossegurança e Biosseguridade no Agronegócio

José Evandro de Moraes   

PALESTRANTE

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002), mestrado em Produção Animal Sustentável pelo Instituto de Zootecnia do Governo do Estado de São Paulo (2011) e doutorado em Epidemiologia Experimental Aplicada a Zoonoses pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (2018). Atualmente é pesquisador científico nível V do Instituto de Zootecnia da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios.

D2_prof_José_Evandro.jpg

Membro do Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA) do Instituto de Zootecnia desde outubro de 2018 e, Presidente deste Comitê a partir de julho de 2019. Membro da Comissão de Avaliação de Animais (Ovinos, suínos e aves) desde fevereiro de 2019. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em monogástricos, atuando principalmente nos seguintes temas: avicultura, suinocultura, nutrição animal, bem-estar animal, sustentabilidade e animais silvestres. Assessor Ad hoc da Fapesp e Revisor de revistas científicas na área de avicultura, tendo recebido dois prêmios de pesquisa.

D2_prof Reginaldo.jpg

Reginaldo Morikawa

PALESTRANTE

É diretor superintendente da Korin Agropecuária e da Korin Administração de Franquias e alimentos, que conquistou a TOP of Mind do setor, sendo a marca mais conhecida de alimentos orgânicos do Brasil. Casado, pai de dois filhos, aos 51 anos de idade Morikawa é especialista em varejo e comercialização de produtos diferenciados. Técnico eletrônico, Teólogo, Publicitário e profissional de marketing, trabalha há mais de 20 anos fomentando o mercado de produtos sustentáveis, naturais e orgânicos no Brasil.

Nos últimos dez anos, palestrou para cerca de 16.000 pessoas sobre a importância da Agricultura Natural, tanto para a saúde quanto para o meio ambiente, ministrando sobre seu trabalho em universidades, órgãos governamentais, associações, empresas e em congressos de diversas áreas ligadas ao segmento. Está entre as cem pessoas mais influentes do agronegócio brasileiro, é membro do conselho da AVAL - Associação Brasileira da Avicultura Alternativa, membro da CTAO (Câmara Temática de Agricultura Orgânica) ligada ao MAPA no DF., membro do MEI - Comitê de Líderes Empresariais da Mobilização Empresarial pela Inovação, ligado à CNI- Confederação Nacional da Indústria, Presidente do conselho curador da FMO-Fundação Mokiti Okada e Ministro Dirigente da Igreja Messiânica Mundial do Brasil. Morikawa é adepto da filosofia de Mokiti Okada, que desenvolveu o método de produção da Agricultura Natural, que prevê que a saúde homem e a sustentabilidade do planeta são resultadas da prática de uma alimentação proveniente de um solo vivo, livre de adubos químicos e agrotóxicos.

Maria Carolina Guido

PALESTRANTE

Médica Veterinária formada pela FMVZ USP, mestre e doutora em reprodução animal.pela mesma faculdade. Fui docente em várias universidades por 12 anos e há 12 anos estou na Defesa Agropecuária da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Atualmente responsável pelo Programa de Sanidade das Abelhas e pela Comunicação e Educação em Saúde Única da Secretaria .

Carol Guido.jpeg
Papéis em branco

29/07

Desafios ao Sistema de Saúde

profa. Vanessa.jpeg

Vanessa Ap. Feijó de Souza

MEDIADOR

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008), mestrado em Medicina Veterinária (Epidemiologia Experimental e Aplicada às Zoonoses) pela Universidade de São Paulo (2010) e doutorado em Medicina Veterinária (Epidemiologia Experimental e Aplicada às Zoonoses) pela Universidade de São Paulo (2014). Atualmente é professor doutor do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas e da Universidade São

Judas Tadeu. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Medicina Veterinária Preventiva, atuando principalmente nos seguintes temas: febre maculosa brasileira, sensoriamento remoto, crise hídrica, análise e canine distemper vírus.

Ana Júlia Silva e Alves

PALESTRANTE

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-2005). Tem Mestrado (USP-2008) e Doutorado (USP-2013) em Epidemiologia Experimental Aplicada às Zoonoses (FMVZ/USP). Trabalhou como consultora da FAO em epidemiologia, no Ministério da Pesca e Aquicultura (2012-2013). Ministrou aulas na Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU/SP) nas disciplinas de Bioestatística, Epidemiologia, 

D3_Ana Julia.jpeg

Doenças infecciosas, Doenças parasitárias, Zoonoses e Extensão e Saúde Pública, de 2014 a 2017. Egressa do  programa de treinamento em epidemiologia a campo aplicado aos serviços do SUS (EPISUS/Ministério da Saúde) (2017-2019). Atualmente atua como consultora técnica na coordenação do EpiSUS-Avançado, da Coordenação Geral de Emergências em Saúde Pública/MS.

Valeria de Morais Silveira Telles.jpg

Valeria de M. S. Telles

PALESTRANTE

Possui graduação em Medicina pela Universidade Severino Sombra (2002) e residência médica pelo Hospital Heliópolis - Unidade de Gestão Assistencial 1 (2006). Atualmente é Gestora Médica no Hospital Estadual Mário Covas, hospital de grande porte certificado ONA 3. Coordenação de Serviço de Infectologia, com assistência a Médicos Residentes. 

31/07

Perspectivas para o futuro

prof. Menghini.jpeg

Ricardo Menghini

MEDIADOR

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Cecilia (2001), Mestrado (2004) e Doutorado (2008) em Oceanografia Biológica pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo. Docente do Programa de Mestrado Profissional em Saúde Ambiental do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU. Docente da graduação em Ciências Biológicas da Universidade Paulista - UNIP. Associado voluntário do Instituto BiomaBrasil - gestão e conservação de Zonas

Úmidas Costeiras Tropicais. Atuou como Assistente Técnico de Promotoria do Ministério Público do Estado de São Paulo vinculado ao Grupo de Atuação Especial em Meio Ambiente - GAEMA Cabeceiras de 2011 a 2016.

Antoine Bondaz

PALESTRANTE (gravado)

Doutor em Ciências Políticas pela Sciences Po, é pesquisador da Fundação para Pesquisa Estratégica e dirige o Programa FRS-KF Coréia sobre Segurança e Diplomacia. Sua pesquisa se concentra principalmente na política externa e de segurança da China e das duas Coréias e em questões estratégicas no leste da Ásia. Participando de vários diálogos com altos funcionários asiáticos, incluindo norte-coreanos, ele foi entrevistado pela Assembléia Nacional e pelo Senado, pelo Parlamento Europeu, pela OCDE, pela OTAN e pelas Nações Unidas.

Bondaz.jpeg

Professor na Sciences Po Paris, no campus Europa-Ásia ("política externa e de segurança da China", "Desmistificando a Coréia do Norte" e "Redação para tomadores de decisão") e anteriormente na School of Public Affairs ("Europe-Asia relações na era Trump ”). Trabalha regularmente com Paris 1 - Sorbonne, Universidade de Paris, Escola de Guerra, Escola de Guerra da Terra e IHEDN. Foi assessor especial do Presidente Francês da Delegação para as Relações com a Península Coreana do Parlamento Europeu durante a 8ª legislatura.  Professor Visitante no Carnegie Endowment of Internatioanl Peace, no Centro Carnegie-Tsinghua de Política Global em Pequim, em 2013. Em 2019, ele fez parte do o Programa Internacional de Liderança de Visitantes (IVLP), um programa de convite do Departamento de Estado dos Estados Unidos. Em 2017, ele participou do Fórum Europa-Coréia para Jovens Especialistas em Políticas da Fundação Coréia e da Chatham House, no programa à convite de especialistas europeus do Ministério de Relações Exteriores do Japão, e foi selecionado durante o Dia Profissional Jovem da OTAN. ACT / IISS para participar do Seminário de Transformação da OTAN. Em 2016, ele participou do Programa China-EUA-Europa para Jovens Bolsistas do CCCWS e do Programa China-EUA-Europa para Jovens Líderes da CAFIU.

Carlos_Nobre_RJ.jpg

Carlos Nobre

PALESTRANTE (gravado)

Climatologista brasileiro, engenheiro pelo ITA (1974) e doutorado em meteorologia pelo MIT (1983). Dedicou sua carreira científica principalmente à Amazônia e à ciência climática. Lançou há 30 anos a hipótese de “savanização” da Amazônia em resposta a desmatamentos. Vem estudando os riscos para a Amazônia do desmatamento, mudanças climáticas e aumento dos incêndios.  Em 2016, lançou o conceito da “Terceira Via Amazônica”, como uma alternativa para o desenvolvimento sustentável da região visando o surgimento de uma inovadora bioeconomia 

de floresta em pé com uso de modernas tecnologias da Quarta Revolução Industrial, projeto conhecido como “Amazônia 4.0” para explorar sustentavelmente o enorme potencial da rica biodiversidade. É membro estrangeiro da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia Mundial de Ciências. Recebeu o Prêmio Volvo Ambiental em 2016, a Medalha Von Humboldt da EGU em 2010 e foi um dos autores do IPCC AR4, premiado com o Prêmio Nobel da Paz em 2007. Exerceu as funções de Secretário de Políticas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da C&T, Presidente da CAPES. Foi o criador do Centro de Ciência do Sistema Terrestre e chefe do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos-CPTEC, ambos do INPE, e o criador do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais-CEMADEN. Atualmente, é pesquisador colaborador do Instituto de Estudos Avançados da USP e do Instituto de Estudos Climáticos da UFES.

Gilberto Natalini

PALESTRANTE

O médico e vereador Gilberto Natalini (PV) iniciou sua carreira política em 1970, ainda como estudante de Medicina, quando participou das ações estudantis pelas liberdades democráticas no país.

Foi Secretário Municipal de Saúde do Município de Diadema (1997/2000) e de São Lourenço da Serra (2000), Secretário de Participação e Parceria da cidade de São Paulo (2005/2006) e Secretário do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo (2017) . 

Gilberto Natalini.jpg

Eleito vereador da cidade de São Paulo, pela primeira vez em 2000, está no quinto mandato. É autor de  405 projetos de leis e tem 134 leis aprovadas. Atua principalmente nas áreas de saúde, meio ambiente, urbanismo e zeladoria urbana.

Sempre compromissado com a ética, moralidade pública e a justiça social. 

anthony.jpg

Anthony Ling

PALESTRANTE

Fundador e editor do Caos Planejado (caosplanejado.com), uma publicação online sobre urbanismo.

Fez MBA na Stanford Graduate School of Business e atualmente é Diretor da Évora S.A. Foi co-fundador da Bora, um startup de mobilidade urbana. Trabalhou com Isay Weinfeld como arquiteto e é formado em Arquitetura e Urbanismo pela UFRGS.

Renata Ferraz de Toledo

MODERADOR

Graduada em Ciências Biológicas (Modalidade Licenciatura) pela UNESP, campus de Botucatu-SP (1997); Especialista em Educação Ambiental pela Faculdade de Saúde Pública USP (1999); Mestre (2002) e Doutora (2006) em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Possui Pós-doutorado pela Faculdade de Educação da USP (2013). Docente do programa de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo e de Cursos de Graduação na área da Saúde da Universidade São Judas Tadeu.

profa. Renata.jpeg

Orientadora e Professora colaboradora do Programa de Mestrado Profissional Ambiente, Saúde e Sustentabilidade da Faculdade de Saúde Pública da USP. Editora adjunta da Revista Ambiente & Sociedade. Docente do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu - Especialização em Saúde Pública com ênfase na Estratégia Saúde da Família, do Centro Universitário São Camilo. Foi docente do Programa de Mestrado Profissional em Saúde Ambiental e dos Cursos de Graduação em Ciências Biológicas, Enfermagem e Nutrição do Centro Universitário Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU. Experiência nas áreas de Saúde Ambiental, Educação Ambiental, Promoção e Educação em Saúde e Metodologias Participativas, especialmente pesquisa-ação.

30/07

Enfrentamento pelos mais vulneráveis

Carmem.jpeg

Carmen Silva

PALESTRANTE

Ativista social pelo Direito à Cidade, coordenadora do Movimento dos Sem-Teto do Centro (MSTC), integrante da coordenação estadual da Central de Movimentos Populares em São Paulo e Conselheira Municipal e Estadual de Habitação. Durante a pandemia tem atuado junto a Casa Verbo no Comitê Popular de Combate ao Covid-19, que leva apoio imediato às famílias em territórios vulneráveis ao coronavírus na cidade de São Paulo, captando recursos e doações financeiras, estabelecendo parcerias com o poder público e diferentes atores da sociedade civil.

Ana Paula Koury

PALESTRANTE

Professora doutora do Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo e do Mestrado Profissional em Engenharia Civil da Universidade São Judas Tadeu. Coordena o Lab Itaim Paulista Laboratório de Planejamento Urbano e Transformação Local que é uma atividade de extensão da Universidade São Judas. Ë pós doutora pelo Instituto de Estudos Brasileiros da USP. Foi Visiting Scholar na Bernd and Anne Spitzer School of Architecture (The City College) em 2016. 

Ana Paula.jpeg

Publicou recentemente o livro Arquitetura Moderna Brasileira Uma crise em desenvolvimento: Textos de Rodrigo Lefevre (Edusp. 2019).

Agenda

Agenda

27 a 31 DE JULHO

19h30 - 21h

DIA 01

27/07

Abertura

Projetos Inovadores e Empreendedorismo

em tempos de pandemia

DIA 02

28/07

Biossegurança e Biosseguridade no Agronegócio

Covid -19 - É seguro produzir e consumir proteína de origem animal?

DIA 03

29/07

Desafios ao Sistema de Saúde

saúde e planejamento

DIA 04

30/07

Enfrentamento pelos mais vulneráveis
durante e após a pandemia

DIA 05

31/07

Perspectivas para o futuro

Como nos preparar para a próxima pandemia?

Encerramento

27 a 31/07

DIAS

16

PALESTRANTES

19h30 - 21h

on line
emissão de certificado
GRATUITO 
Cidade agitada

Comitê Organizador

Um caminho cheio de possibilidades...

O Programa de Mestrado Profissional em Saúde Ambiental tem como objetivo geral formar e qualificar profissionais de diferentes áreas do conhecimento para analisar as relações ambiente-saúde, bem como mitigar, elaborar soluções e previsões sobre os efeitos decorrentes das alterações ambientais na saúde humana e animal e no ecossistema, contribuindo para a redução de situações de vulnerabilidade socioambiental e de iniquidades em saúde.

Comitê
Contate-nos

CICLO DE PALESTRAS

Simpósio on line

3bwZOa3YrixPRZ.png
bottom of page